in , ,

4 mil voluntários serão convidados para show pop; objetivo é testar o poder de infecção do coronavírus

A Alemanha está analisando a possibilidade de liberar os torcedores para retornarem aos estádios de futebol e, enquanto isso, uma equipe de pesquisadores está preparando um grande evento para testar o poder de infecção do novo coronavírus.

PUBLICIDADE

O objetivo dessa pesquisa é realizar um show com música pop que contará com milhares de pessoas. Os cientistas esperam poder contar com 4 mil voluntários para irem a este show, que será realizado na arena de Leipzig, no dia 22 de agosto.

Os voluntários precisam ser saudáveis, terem idade entre 18 a 50 anos e não podem estar infectados pelo novo coronavírus, por isso todos serão testados e somente quem testar negativo para a Covid-19 é que poderá curtir o show.

PUBLICIDADE

Quem comandará o evento é o cantor pop Tim Bendzko, e os cientistas tentarão fazer com que o público se comporte o ‘mais próximo possível da realidade’. Os pesquisadores do Hospital Universitário de Halle acreditam que se isso acontecer eles poderão concluir o estudo que estão fazendo.

Os voluntários estarão usando máscaras de proteção do tipo FFP2 e também desinfetante fluorescente, assim contarão com uma proteção a mais, enquanto os cientistas descobrirão quais são as superfícies mais tocadas.

PUBLICIDADE

Outro detalhe importante neste estudo é que todos os voluntários estarão usando um dispositivo que irá rastrear os movimentos de cada um e a distância mantida entre eles. Stefan Moritz, líder da pesquisa, disse que o maior desafio para os pesquisadores será conseguir analisar os dados.

Essa pesquisa criará três cenários diferentes para os voluntários, sendo que em um eles entrarão no local do evento após passarem por duas portas e não haverá regras de distanciamento.

Em outro cenário, serão disponibilizadas mais portas e as medidas de segurança serão mais restritas. E, no último cenário, todos ficarão em arquibancadas mantendo a distância de 1,5 metro entre eles.

A expectativa dos cientistas é que esse estudo ajude na criação de um modelo matemático para ser usado em grandes eventos e assim evitar a contaminação em massa.

PUBLICIDADE

Escrito por Russel Morais

Aqui você encontra as últimas notícias sobre famosos, novelas, reality, televisão e muito mais. Tem sempre uma matéria nova para você conferir e ficar por dentro de tudo.