De acordo com resultados iniciais, foi anunciada nesta segunda-feira, dia 20 de julho, pelos cientistas da Universidade de Oxford, do Reino Unido, que a vacina para o novo coronavírus apresentou uma boa resposta aos pacientes e é segura para os humanos.
A pesquisa tem 3 fases e conta com testes no Brasil e em outros países ao redor do mundo. As duas primeiras fases apresentaram um resultado positivo em relação à imunidade dos pacientes, e a boa noticia já era esperada pelos cientistas. A terceira etapa já está em andamento.
Os testes iniciais das primeiras fases foram realizados na Inglaterra e já apontam que a mesma é segura e induz ao corpo do paciente como ele pode reagir ao novo coronavírus. Sendo o resultado de excelente perspectiva para os atuais tempos de pandemia. De acordo com os cientistas, o efeito imunizante deve se intensificar na segunda dose da vacina.
A vacina pesquisada e produzida pela Oxford está adiantada em relação as demais feitas, de acordo com a OMS.
A terceira fase, a qual está sendo produzida no Brasil, ainda está em andamento e a mesma tem por objetivo determinar a eficácia da vacina contra o vírus. A imunização será testada por um número grande de pessoas.
Os resultados obtidos pelas pesquisas ainda não permitem que seja concluída a eficácia da mesma. O estudo ainda precisa ser finalizado.
Segundo a Unifesp, se tudo ocorrer bem, a vacina poderá ser liberada no ano que em, em junho de 2021.
Via: g1.globo.com