As pessoas que são infectadas pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) e enfrentam a forma mais grave da doença começam uma nova batalha quando finalmente conseguem vencer a Covid-19.
Se recuperar dessa doença não significa que está tudo resolvido, pelo contrário, as vezes é apenas uma batalha vencida, porque ainda pode haver mais dificuldade pela frente. Estudiosos apontam que algumas sequelas deixadas pela Covid-19 podem durar por meses ou até mesmo pela vida toda.
Muitas doenças, quando superadas, deixam o paciente feliz porque o mesmo sabe que agora poderá ir para casa e seguir com sua vida, mas, nesta pandemia, quem é hospitalizado se vê diante de um novo dilema.
O Dr. Zijian Chen, diretor do novo Centro para Cuidados Pós-Covid-19, explicou que os pacientes podem deixar o hospital com algumas cicatrizes, danos ou até mesmo inflamações que afetam os pulmões, rins, coração, fígado ou outros órgãos.
Quem recebe a notícia de que está curado da Covid-19 sabe que é cedo para comemorar, pois é preciso esperar algumas semanas ou meses para saber se o vírus deixou alguma sequela.
Por isso, esses pacientes precisam de cuidados prolongados e uma equipe multidisciplinar para que possam ter certeza de que tudo se regulará bem a longo prazo.
O médico poderá pedir fisioterapia, exames de imagem depois de algum tempo, ou querer ver o paciente após algumas semanas, para se certificar de que a recuperação realmente está indo bem.
Via: saude.ig.com.br