Pesquisadores do King’s College, em Londres, conseguiram identificar 6 tipos de Covid-19, e o que chama a atenção nesse estudo é que cada um desses “tipos” pode ser identificado através de um conjunto de sintomas específicos.
Outra revelação feita por esses cientistas é que a gravidade da doença varia de acordo com o tipo de vírus, e o mesmo vale para a necessidade de contar com o auxílio de um respirador, caso o paciente venha a ser internado.
Claire Steves, que é a autora deste estudo no King’s College, disse que “essas descobertas têm implicações importantes para o atendimento e monitoramento” dos pacientes infectados pelo novo coronavírus e que ficam mais vulneráveis à doença.
Claire está liderando a equipe que vem coletando dados de um aplicativo chamado COVID Sympston Study, através do qual os usuários podem acessar inúmeras informações sobre a doença.
Os sintomas mais apontados por quem está com Covid-19 são: febre, tosse persistente e perda de olfato. Mas os dados coletados no aplicativo mostram que os pacientes apresentam uma variedade maior de sintomas, entre eles: enxaquecas, fadiga, dores musculares, perda de apetite, diarreia, confusão e dificuldade respiratória.
Também foi observado que a progressão da doença e as consequências que ela traz variam significativamente de um paciente para o outro, sendo que em uns é possível observar sintomas como se fosse uma gripe, até aqueles que ficam em quadro grave e vão a óbito.
Os 6 grupos de sintomas são: paciente com febre, sem febre, gastrointestinal, grave nível, grave nível dois e grave nível três.
Esse estudo mostra a complexidade do novo coronavírus e alerta os profissionais da área de saúde para que aprendam a lidar corretamente com a doença.
Via: noticias.r7.com