in ,

Amostras de coronavírus foram encontradas nos esgotos de vários países meses antes do primeiro caso surgir

Pesquisadores de vários países, inclusive do Brasil, encontraram a presença do novo coronavírus em amostras de esgoto em seus territórios, datando de meses antes do registro oficial sobre o vírus na cidade de Wuhan, na China.

PUBLICIDADE

Mas o que tem de relevante nessa descoberta? Os cientistas abordam alguns pontos importantes. Primeiro, o monitoramento pode servir como uma vigilância a respeito do avanço da covid-19, vários países usam essa técnica. Vírus presentes em materiais genéticos podem fazer do esgoto uma veia de contágio e trazer risco para a saúde.

Segundo os especialistas, o vírus pode ter surgido muito antes do que foi anunciado. De acordo com alguns pesquisadores da Universidade de Barcelona, o coronavírus foi encontrado em amostras congeladas na Espanha antes do primeiro caso anunciado na China, ainda em março de 2019.

PUBLICIDADE

Pesquisadores questionam como o vírus circulou sem ser notado e não causou uma explosão de casos de pessoas infectadas. Os cientistas levantam hipóteses de ter acontecido um diagnóstico errado, que contribuiu para que a doença espalhasse.

Também dizem que podem ter acontecido problemas na análise, já que o vírus se parece com outros que atacam o sistema respiratório e neurológico, causando febre e dores.Outros vão além, dizendo que o vírus estava espalhado pelo mundo antes de explodir na Ásia. Ele viajou e, quando encontrou condições ambientais propícias, emergiu. Para os virologistas, esse assunto é amplo e precisa aguardar mais estudos, porque todos esses resultados têm que ser avaliados com mais cautela.

PUBLICIDADE

Segundo a Universidade Federal de Santa Catarina, na primeira checagem feita do esgoto foram analisadas amostras que mostravam a presença do vírus a partir de 27 de novembro de 2019. Isso significa que o mesmo circulava na comunidade meses antes de ser anunciado.

Um ponto que muitos cientistas concordam é de que o vírus não tenha surgido em Wuhan, mas tenha se aproveitado da aglomeração e do ambiente, então iniciou um surto imenso se espalhando pelo mundo.

PUBLICIDADE

Escrito por Cláudia LM

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.