in

Autoridades dos Estados Unidos emitem alerta sobre tornado de fogo: fenômeno é raro e extremamente perigoso

Autoridades de Meteorologia dos Estados Unidos emitiram um alerta à população sobre o risco de tornados de fogo. Essa é a primeira vez que esse tipo de alerta é emitido no país. O caso está sendo observado na região norte da Califórnia.

PUBLICIDADE

A região está sendo atingida por um incêndio florestal que tem potencial para tomar proporções fora de controle. Essas condições favorecem o surgimento dos “firenados”, ou seja, um tornado que também transporta fogo por onde passa.

O departamento de meteorologia do país alertou aos moradores que fiquem longe das regiões afetadas pelo fogo. Os “firenados” geralmente duram por apenas alguns segundos, mas também se formam muito rapidamente e podem destruir regiões inteiras.

PUBLICIDADE

Diversas cidades da região já emitiram alertas locais também orientado seus moradores a não se arriscarem nas áreas incendiadas. Muitas pessoas se arriscam para tirar fotos ou filmar o fenômeno, mas essa ação é desencorajada pelas autoridades.

Os tornados de fogo são fenômenos raros, mas com intenso poder de destruição. No Brasil, esse fenômeno já foi observado em duas ocasiões. Em 2019, Maurilândia e Santa Helena de Goiás registraram esse tornado em Goiás; no ano anterior, em 2018, o fenômeno foi registrado em Nova Ponte, Minas Gerais.

PUBLICIDADE

As imagens do tornado são realmente impressionantes. O vórtice de destruição carrega fogo e ventos devastadores por onde passa e se desfaz muito rapidamente também. O fenômeno é raro e depende de uma série de fatores.

PUBLICIDADE

Escrito por Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.