in

Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamentos do FIES até o fim do ano; entenda o que isso significa

Bolsonaro sancionou, com veto, o projeto que prevê a suspensão da cobrança das parcelas do FIES, enquanto durar o estado de calamidade pública provocado pela pandemia do coronavírus. O texto prevê as condições para a suspensão.

PUBLICIDADE

De acordo com o texto, os alunos não serão cobrados durante esse período. O que significa que os valores que devem ser pagos ao Fundo do Financiamento Estudantil não serão cobrados durante esse período de pandemia, isto porque o governo entende que os alunos beneficiários do programa estão enfrentando dificuldades financeiras.

Podem deixar de pagar os alunos que estão em dia com as dívidas e também aqueles cujo o atraso dos pagamentos é inferior a 180 dias. Também vão poder se valer da lei os alunos inadimplentes de dívidas até dia 20 de março deste ano.

PUBLICIDADE

Ainda de acordo com o acerto desses valores em momento posterior a pandemia, fica previsto pelo texto que os alunos pagarão as mensalidades suspensas de forma diluída nas demais parcelas. Isso é muito importante que fique claro.A suspensão das parcelas não significa o cancelamento das parcelas, ou seja, quem optar por esse recurso, ainda vai precisar pagar por esses meses, mas serão oferecidas condições para que isso seja feito. Por isso é importante refletir bastante.

Para solicitar esse recurso, o aluno deve procurar o banco pelo qual conseguiu o financiamento. Essa sinalização pode ser dada presencialmente ou através dos canais eletrônicos da instituição. Se você se encaixa nos critérios da lei, procure seu banco.

PUBLICIDADE

O QUE É O FIES?

O FIES é um programa de financiamento estudantil que funciona da seguinte maneira: o governo paga pelos custos do ensino durante a graduação do aluno e, depois de formado, o estudante deve pagar esse valor investido de volta ao governo.

O FIES faz parte do programa de universalização do ensino superior e tem oferecido oportunidade a milhares de brasileiros desde que foi criado.

PUBLICIDADE

Escrito por Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.