in

Bolsonaro veta projeto do governo para fornecer itens básicos aos indígenas, como água, leitos e auxílio emergencial

O presidente da República vetou algumas leis e medidas para os indígenas na madrugada dessa quarta-feira (8). Jair Bolsonaro vetou até mesmo a ajuda do governo, em meio a crise do novo coronavírus, através do Auxílio Emergencial.

PUBLICIDADE

Um dos trechos que foi negado pelo presidente se trata justamente do compromisso do governo de fornecer aos índios acesso a água potável, distribuição de materiais de limpeza, higiene e desinfecção para as aldeias. Coisas estas que são de cuidados essenciais ao cidadão.

O projeto de lei já foi aprovado no Congresso, por conta da vulnerabilidade do povo indígena e das comunidades quilombolas.

PUBLICIDADE

No dia de ontem, quarta, foram sancionadas pelo presidente Bolsonaro algumas medidas de proteção ao povo indígena.

Além disso, Bolsonaro também excluiu o trecho que fornecia a esses povos “a oferta emergencial de leitos hospitalares e de terapia intensiva” e que garantia todos os equipamentos necessários para tratamento, como as máquinas de oxigenação, que seriam comprados pela União.

PUBLICIDADE

Outro trecho que foi excluído colocava o governo à disposição de dar uma verba emergencial a este povo, a qual facilitava que os mesmos tivessem acesso ao benefício do auxílio emergencial. Os vetos de Bolsonaro ainda poderão ser derrubados pelo Congresso.

Vamos lutar contra a Covid-19!

Em meio a pandemia do novo coronavírus, é preciso se atentar aos cuidados básicos de higiene. Lembre-se de sempre lavar as mãos com água e sabão, em todas as partes, como embaixo das unhas, entre os dedos, na palma da mão e nos punhos.

Use sempre a máscara de proteção e tenha em mãos um frasco de álcool em gel. Evite ao máximo ficar em locais fechados com muitas pessoas, bem como aglomerações, e mantenha-se sempre a uma distância segura.

Desde que possível, evite sair de casa, porque assim você estará evitando lugares contaminados, assim como entrar em contato com diversas pessoas que possam ter o vírus. Se proteja e fique em casa, assim estará protegendo também a quem você ama! Vamos lutar juntos contra esta doença!

PUBLICIDADE

Escrito por Millena Carvalho

Estudante de Letras, apaixonada pela vida e pela arte. Comprometida com a seriedade em repassar informações verídicas e que enriqueça o conhecimento de nossos leitores.