No dia 07 de julho, o presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, testou positivo para o novo coronavírus, e a noticia foi divulgado por ele mesmo em entrevista a jornalistas da Band e da CNN Brasil.
Antes disso, o presidente teria dito aos seus apoiadores que não se sentia bem e que estava tossindo, com febre e dor no corpo. Por conta disso, cancelou todos os compromissos e a agenda presidencial.
Depois disso, Bolsonaro ficou em isolamento no Palácio do Planalto. A primeira dama e suas filhas fizeram o teste para covid-19 e tiveram resultado negativo.
Bolsonaro realizou mais dois testes, confirmando que o mesmo ainda permanece positivo para covid-19. Em razão disso, ele teria que continuar em isolamento, entretanto, para contrariar, o capitão decidiu dar uma volta pelas ruas de Brasília nessa quinta-feira, dia 23 de julho, quando saiu pilotando sua moto e ainda parou para conversar com garis.
As imagens do passeio de Bolsonaro causaram muitas reações e críticas nas redes sociais, principalmente por ele ter parado para cumprimentar os garis sem fazer uso de sua máscara de proteção.
Ainda de acordo com os registros feitos pela câmera do repórter-fotográfico Adriano Machado, da agência Reuters, o presidente, que está positivo para o novo coronavírus, não manteve o distanciamento físico em relação aos funcionários de limpeza pública.
Segundo os órgãos de saúde, é recomendado aos pacientes que testam positivo para a Covid-19 que se mantenham isolados por 14 dias. Passado esse período, o paciente ainda precisa manter distância de pessoas que moram na mesma casa, seus objetos pessoais têm que ser separados e eles devem evitar sair de casa, mas, sempre que saírem, devem usar máscara.
Via: g1.globo.com