Uma nova descoberta foi feita a cerca do coronavírus. Pesquisadores da Coreia do Sul testaram vários pacientes infectados pela doença e descobriram algo.
Na pesquisa feita pelos profissionais, foi observado que os pacientes assintomáticos da doença têm uma carga viral muito similar àqueles que apresentam os sintomas da Covid-19.
Cerca de 30% do grupo de assintomáticos apresenta uma carga viral similar dos que estão apresentando sintomas. O resultado sugere que independente da pessoa ter sintomas ou não, elas são capazes de transmitir a doença para outros seres humanos.
De acordo com os dados desse estudo, foram analisados 303 pacientes em um centro comunitário da Coreia do Sul. Os mesmos foram isolados para o tratamento da doença.
- Dentre esses pacientes, 110 eram assintomáticos, cerca de 36,3%;
- 19,1%, ou seja, 21 pacientes assintomáticos tiveram sintomas apresentados após o isolamento, o que os torna pré-sintomáticos;
- A idade média dessas pessoas está entre 22 a 36 anos de idade, sendo que 66,3% eram do sexo feminino;
- Apenas 12 pessoas entre essas apresentavam algum tipo de comorbidade;
- Os sintomas começaram a aparecer e se desenvolver em um tempo médio de 13 a 20 dias, este padrão se repetiu em 193 pacientes.
Os especialistas que estão à frente desta pesquisa revelaram que este não era o objetivo do estudo, porém, eles descobriram que os pacientes assintomáticos têm uma carga viral muito alta, o que possibilita um maior risco de transmissão do novo coronavírus.
Ainda de acordo com cientistas, para estudar mais a fundo esta questão, teriam de ser feitos grandes estudos epidemiológicos e experimentos mais rigorosos com os pacientes.
Via: g1.globo.com