in , ,

Covid-19: O que é preciso fazer para conviver em segurança com uma pessoa que testou positivo para a doença?

O coronavírus surgiu em 2019 e em poucos meses se tornou a pandemia que paralisou o mundo todo. Até agora, a única forma de se prevenir contra o vírus é adotando o isolamento social combinado com medidas de higiene.

PUBLICIDADE

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, conviver com um parente que esteja infectado com coronavírus não é simples. O paciente que estiver com diagnóstico de covid-19 deve estar isolado em um quarto e banheiro específicos só para si, e todos aqueles que tiverem contato com ele devem fazer uso de máscaras.

Caso essa pessoa precise cozinhar, ela não deve realizar o preparo de comidas cruas, o ambiente deve ser limpo com frequência e o lixo, descartado de maneira adequada.

PUBLICIDADE

De acordo com especialistas, algumas medidas precisam ser tomadas para garantir a segurança. Primeiro, a pessoa que foi contaminada com o vírus precisa estar em um quarto isolado, porque se ela estiver envolvida com outras pessoas, maiores serão as chances de contaminação.Ela precisa ter um banheiro separado e deve realizar a limpeza tanto do banheiro como do cômodo constantemente, pois o vírus pode ser transmitido através do toque, o que significa que uma torneira, uma pia, a maçaneta de uma porta podem ser o veículo para transmissão do vírus.

Toda vez que esse paciente precisar sair do quarto, ele tem que usar a máscara, mas o ideal é que ele permaneça isolado pelo tempo determinado da Secretaria de Saúde. Se o paciente precisar cozinhar, deve redobrar a atenção da higiene das mãos com relação aos produtos crus. Mas o alimento que vai para o fogo não precisa se preocupar, porque o vírus é totalmente eliminado.

PUBLICIDADE

Para descartar o lixo, o paciente deve colocar em um saco plástico do lado de fora. E é necessário que a pessoa que está recolhendo o lixo use luvas no processo e, em seguida, álcool em gel para se higienizar.

Para limpar a casa, deve-se usar álcool gel ou água sanitária e passar em todo o ambiente, seja o chão ou uma simples maçaneta. A roupa pode ser lavada junto das de outras pessoas não contaminadas, porque, no processo, o vírus é eliminado pela química do sabão.

PUBLICIDADE

Escrito por Cláudia LM

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.