O nome de Datena como pré-candidato a prefeitura de São Paulo vem circulando há muitas semanas, desde pelo menos o começo do ano. Agora, um pedido de férias do apresentador pode confirmar os planos de entrar na corrida política.
Em 19 anos, Datena não tem histórico de longos pedidos de férias. Agora, o apresentador pediu 30 dias de afastamento da TV. Ele apresenta o ‘Brasil Urgente’, na Band, e não costuma se afastar do programa por tanto tempo.
Luíz Datena é filiado ao MDB desde março deste ano, quando começaram a circular, com mais intensidade, os boatos e apostas de que o apresentador se lançaria na corrida pela prefeitura de São Paulo. Ainda não se sabe se o apresentador se lançará como prefeito ou vice.
Essa não é a primeira vez que Datena se envolve com política. Antes, em 2016, então filiado ao PP, ele já havia sido apontado como candidato a prefeito, mas desistiu. Mais recentemente, em 2018, o apresentador chegou a anunciar candidatura ao Senado, dessa vez pelo DEM, mas retirou a candidatura.
O pedido de férias reforça essa especulação por conta da lei eleitoral, que proíbe emissoras de transmitir pré-candidatos a partir do dia 11 de agosto. Isso significa que Datena estaria seguindo as regras eleitorais com este afastamento.
DATENA ROMPE COM BOLSONARO
Recentemente, ainda em questão política, Datena rompeu completamente com o presidente Bolsonaro. Em seu programa, o apresentador também questionou o presidente da Caixa em relação a algumas declarações dadas durante a famosa reunião Ministerial.
Datena defendeu sua equipe de uma acusação de suposta cobrança de dinheiro e afirmou que o presidente da Caixa deveria apresentar provas.
Datena anunciou que não entrevistaria mais Bolsonaro em um outro dia de seu programa. Antes da ruptura, o apresentador era visto como grande aliado do presidente.
Com uma postura conservadora e agenda liberal, Datena já havia entrevistado Bolsonaro e afirmou que fez isso para cumprir contrato e que não queria ter realizado a entrevista.