in

Depois de 20 dias internado, médico recém-formado morre aos 26 anos por covid-19

O coronavírus segue fazendo vítimas por todo o mundo e o número de perdas no Brasil segue subindo vertiginosamente. Fernando Gurginski, de apenas 26 anos, é mais uma vítima desta terrível doença. Ele havia acabado de se formar em medicina.

PUBLICIDADE

Fernando havia se formado em 2018, pela Universidade Federal de Mato Grosso, e atuava em pronto-atendimento na região. Ele estava internado por 20 dias, mas infelizmente não resistiu a doença. Não foi informado se Fernando tinha alguma comorbidade.

Fernando deu entrada no Complexo Hospitalar de Cuiabá há 20 dias e há 2 semanas foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva do hospital. Não foram informados mais detalhes sobre a evolução do caso, tampouco sobre o velório.

PUBLICIDADE

De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso, já são 232 médicos contaminados pela doença no estado. Com Fernando, já são 4 o número de óbitos. O estado tem mais de 32 mil casos da doença e pelo menos 1200 mortes.O Mato Grosso enfrenta uma situação delicada no combate a doença, os principais hospitais do estado já apresentam colapso e preocupam as autoridades. A fila de espera por um leito na UTI tem se tornado uma situação dramática.

São 275 leitos de tratamento intensivo exclusivo para a covid-19. Deste número, 93,1% já esta ocupado, de acordo com a secretária de Saúde do estado. A situação não é diferente nos estados que fazem fronteira, o que preocupa ainda mais.

PUBLICIDADE

Autoridades locais destacam que o estado já vivia com uma situação precária na saúde e agora a covid-19 tem exacerbado os problemas que já existiam. “Não há uma solução rápida que vai resolver isso”, afirma o promotor de Justiça Alexandre Guedes.

A situação preocupa especialmente quem depende unica e exclusivamente do SUS para ter tratamento, mas sabe que as chances de conseguir uma vaga são baixas ou quase inexistentes.

PUBLICIDADE

Escrito por Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.