in ,

Estudos revelam que a vitamina K pode ser uma forte aliada na luta contra a Covid-19, saiba mais

Um estudo realizado na Holanda, que fala sobre a relação entre a vitamina K e a covid-19, ganhou destaque em vários sites de notícia por todo o mundo. De acordo com a pesquisa, pacientes que estavam em tratamento do coronavírus e apresentavam agravemento do quadro clínico, em sua maioria, estavam também com o nível de vitamina K reduzido.

PUBLICIDADE

O estudo ainda está em teste e busca analisar se há realmente uma relação direta entre a deficiência da vitamina e a doença.

A vitamina K faz parte de um grupo de vitaminas que tem um papel fundamental na coagulação do sangue. A letra K vem de koagulatión, uma palavra alemã, que significa coagulação. Esse grupo é responsável por ajudar na coagulação no sangue, ou seja, tem papel fundamental para fechar feridas e estancar sangramentos.

PUBLICIDADE

Muitos pais, quando seus os filhos nascem com baixas quantidades dessa vitamina, aplicam uma dose da mesma nas crianças, para evitar certas condições raras de saúde que causam sangramento em excesso.

Além disso, a vitamina K pode trazer muitos outros benefícios para a saúde como, por exemplo: fortalecer os ossos e o sistema cardíaco.As principais fontes da vitamina K são encontradas nos vegetais verdes, como brócolis, couve, dentre outros.

PUBLICIDADE

Segundo os especialistas, a vitamina K é solúvel em gordura, o que significa que ela é melhor absorvida quando contém gordura saudável junto de sua ingestão, como nozes, peixe, azeite.

Por isso, os nutricionistas indicam que quando a pessoa se alimenta de algum alimento fonte do nutriente ela deve adicionar gordura saudável junto, como, por exemplo, um pouco de azeite na salada de brócolis, o que já ajuda na ativação do mesmo.

Já a relação entre a vitamina K e a covid-19 ainda está em estudo, o que levanta a dúvida, será que tal vitamina poderia ter algum impacto na prevenção ao coronavírus ou ajudar a curar mais rapidamente o paciente da doença?

O fato é que, independente do resultado final da pesquisa, a ingestão diária da vitamina é essencial para a manutenção de uma boa saúde.

PUBLICIDADE

Escrito por Cláudia LM

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.