Na última sexta-feira, dia 10 de julho, a assessoria de imprensa e comunicação do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, comunicou que, a partir do mês de agosto deste ano, a instituição dará início ao projeto-piloto para que os beneficiários realizem a prova de vida sem precisarem sair de suas casas.
O procedimento será feito online, pelo celular, com biometria, dessa forma ninguém terá necessidade de comparecer às agências para atualizar o cadastro conhecido como “Prova de Vida”, de acordo com as informações de Leonardo Rolim, presidente do INSS.
Leonardo disse em entrevista que o projeto já está em fase de conclusão e os primeiros beneficiários a testar o novo método serão informados em breve, sem mais informações de como isso seria feito.
Quando todo o aplicativo estiver com seus dados concluídos, o beneficiário poderá acessar o “Meu INSS“, onde estará a opção “Prova de Vida”. Na sequência, o sistema irá pedir para que o beneficiário coloque a mão na frente da câmera do celular, a partir de então, as digitais serão capturadas e checadas com a base do Tribunal Superior Eleitoral.O beneficiário poderá ser direcionado para o reconhecimento facial também. Nesse caso, o aplicativo irá dar novas instruções, como mexer com a cabeça para um lado e para o outro, para frente e para trás, piscar, olhar para os lados, para cima e para baixo etc. Assim, o INSS poderá comprovar que o beneficiário está vivo.
Os idosos que tiverem dificuldade ou não souberem usar o celular, poderão pedir ajuda de um profissional à distância. E também permanecerá a opção do comprovamento pessoalmente.
No cadastro, será solicitado nome completo, data de nascimento, CPF do beneficiário do INSS e outras informações. O presidente da instituição garantiu que todo o ambiente virtual para a “Prova de Vida” é totalmente seguro.
Ao entrar no aplicativo pela primeira vez, o beneficiário terá que gerar uma senha, é importante guardar essa senha inicial com bastante cuidado até que seja definida uma definitiva.
Via: extra.globo.com