in ,

Jair Bolsonaro defende uso de remédio ‘off label’; saiba o que isso significa e quais são os riscos

Recentemente, Jair Bolsonaro se envolveu em mais uma polêmica por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus. O presidente usou seu perfil no Twitter para defender o uso de medicamentos ‘off label’, ou seja, que não há necessidade de seguir a bula.

PUBLICIDADE

O presidente escreveu que o “uso off label (fora da bula) de medicamentos é consagrado na medicina”, mas fez questão de ressaltar que é importante ter a concordância do paciente.

Bolsonaro ainda disse que sem a “prática do off label”, muitas doenças hoje em dia estariam sem tratamento.

PUBLICIDADE

A mensagem do presidente foi juntamente com o compartilhamento de uma nota emitida pela AMB – Associação Médica Brasileira, que, segundo Jair Bolsonaro, estaria recomendando o uso da hidroxicloroquina para o combate da Covid-19.

Mas especialistas explicaram que o presidente distorceu o comunicado divulgado pela entidade, inclusive o próprio órgão reforçou no documento que até o momento não há estudos “seguros, robustos e definitivos” a respeito desse medicamento.

PUBLICIDADE

Medicamento Off Label

O medicamento off label, ou sem bula, é quando um remédio já está disponível no mercado, mas acaba sendo usado para uma nova finalidade, ou seja, combater outra doença.

Um bom exemplo é o ácido all-trans-retinoico, conhecido popularmente como roacutan. Na bula deste medicamento diz que ele deve ser usado para combater acne, só que em alguns casos é utilizado em um tratamento específico de leucemia.

Especialistas alertam que todo medicamento deve ser usado de acordo com as orientações médicas. No caso específico da hidroxicloroquina, que não conta com estudos conclusivos, seu uso off label pode acabar colocando a vida do paciente em risco.

Via: uol.com.br

PUBLICIDADE

Escrito por Russel Morais

Aqui você encontra as últimas notícias sobre famosos, novelas, reality, televisão e muito mais. Tem sempre uma matéria nova para você conferir e ficar por dentro de tudo.