in ,

Longe do fim da pandemia, hospitais de campanha exclusivos contra a covid-19 já estão sendo desmontados

Com a confirmação da pandemia de coronavírus, os governos estaduais começaram a elaborar estratégias de combate a doença. Em várias regiões do país foram construídos Hospitais de Campanha, destinados apenas ao combate da pandemia.

PUBLICIDADE

A ideia dos hospitais de campanha seguiram uma tendência internacional de criação de leitos extra para o acolhimento de pacientes da covid-19. O esperado pelas autoridades era de que o número de doentes em necessidade de atenção médica disparasse.

De fato, em todo o país redes estaduais e municipais de saúde tem dado sinais de desgaste e colapso. No entanto, algumas unidades já estão sendo fechadas, mesmo sem nenhum sinal de que a pandemia esteja perto de ser controlada.

PUBLICIDADE

No Rio de Janeiro, o caso mais grave é o do Hospital de Campanha do Maracanã. No estado, a Justiça havia determinado a proibição do fechamento dos hospitais. A decisão foi emitida ontem, depois do governo do Rio sinalizar o fechamento de duas unidades.No Maracanã e no Colubandê, em São Gonçalo, as estruturas já estão sendo desmontadas, denunciam funcionários. De acordo com reportagem do G1, em São Gonçalo havia apenas um paciente internado e os demais haviam sido transferidos.

No Maracanã, a maioria dos equipamentos já foi retirado, denunciam funcionários que deveriam ter assumido o plantão da madrugada. De acordo com os depoimentos, não existem mais condições de trabalho no local.

PUBLICIDADE

Já uma funcionária do Hospital de São Gonçalo confirmou que os aparelhos estavam desligados e que o Hospital estava “parado”. A suspensão do atendimento também contraria a determinação da Justiça.

Já em Sao Paulo, o Hospital criado no Pacaembu também foi fechado de forma precipitada. O governo alegou que foi possível fechar a unidade pela diminuição de casos, há cerca de 3 semanas. Enquanto isso, o Hospital do Anhembi deve ser fechado no dia 1 de agosto, de acordo com as previsões do governo.

PUBLICIDADE

Escrito por Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.