in

Niterói tem 3 pontos de testagem rápida para covid-19, saiba onde

Niterói tem investido pesado no combate a pandemia do novo coronavírus. Com recursos próprios, a prefeitura comprou 50 mil kits de teste rápido para a doença e já contava com dois postos de testagem, em estilo drive-in, nos bairros de São Francisco e no Cafubá, na Região Oceânica. Nesse modelo, os passageiros do carro são testados sem precisar sair do veículo.

Agora, um novo ponto recebeu a iniciativa, se trata do o Caminho Niemeyer, no Centro. A testagem massiva é um dos fatores mais importantes no combate a doença, porque localizando o vírus é possível neutraliza-lo. Do contrário, se pessoas infectadas transitam livremente sem nem saber que estão infectadas, o número de infectados naturalmente aumenta.

A prefeitura informa que já foram mais de 1400 testes realizados nesse modelo de drive-in. Ao todo, a cidade já testou mais de 20 mil vezes. Mas, para participar da testagem é preciso atender a alguns pré-requisitos, fique atento. É preciso ser morador de Niterói e realizar auto-atendimento no aplicativo “Dados do Bem”. O aplicativo foi desenvolvido através de uma parceria da prefeitura com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, que não teve custos ao município.

O teste é realizado de forma muito rápida, principalmente porque o indivíduo testado não fica esperando o resultado, que é entregue via aplicativo. Ao se cadastrar no aplicativo, se atender os requisitos, uma data e hora são marcadas para a realização da testagem. Ao chegar no local, o motorista e passageiros são conduzidos a tenda e não descem do carro. Depois de higienizar as mãos com álcool em gel, o paciente tem a ponta do dedo espetada e já pode deixar o local. Depois de 10 minutos, em média, o aplicativo recebe o resultado do teste e orientações.

Essa inovação permite que as filas, quando acontecem, possam ser dissolvidas rapidamente. O método também protege o profissional que aplica o teste, já que previne aproximações. Ao estender a mão para fora do veículo, o paciente protege o profissional e também se protege.

É bom esclarecer que não existe atendimento médico no local, então não existe a possibilidade de consultas. Também não é possível a testagem espontânea, ou seja, não basta apenas se direcionar ao local para ser testado, é preciso realizar o procedimento narrado anteriormente nesta publicação. A marcação de data e hora também é um meio de reduzir a presença de filas. Só é possível a testagem, mesmo com horário e data marcadas, se o paciente estiver de carro ou moto.

Nos outros bairros, os testes são realizados nos seguintes lugares: Skate Parque Carlos Alberto Parizzi, no bairro de São Francisco; e na saída do Túnel Charitas-Cafubá, no Cafubá. Outros 54 pontos também realizam o teste, sendo eles: policlínicas regionais, unidades básicas de Saúde e módulos do programa Médico de Família. E importante ressaltar que protocolo que a prefeitura tem usado respeita orientações da UFF, Fiocruz e Fundação Municipal da Saúde.

Sobre o aplicativo Dados do Bem, além de atender a demanda de marcar as testagens, o aplicativo também oferece uma imensa quantidade de dados para a prefeitura. No ato do cadastro, o interessado deve informar alguns detalhes que são usados pela prefeitura no mapeamento da doença no município.

O aplicativo pode ser baixado de forma gratuita nas lojas de aplicativos do seu aparelho.  A idealização do app foi fruto da parceria multidisciplinar do Instituo D’Or e da prefeitura, o aplicativo também contou com parceria do Zoox Smart Data. Além disso, o Instituto D’Or também tem realizado suas próprias iniciativas de pesquisa. O Instituto tem firmado parcerias com outras prefeituras do estado, a exemplo de Campos dos Goytacazes e a própria prefeitura do Rio de Janeiro. O Instituto também vai participar da aplicação das vacinas, da Universidade de Oxford, no Brasil, em seu período de testes.

Escrito por Roberta M

Escrevo notícias cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo, notícias de curiosidades, interessantes e cobertura dos famosos.