in , ,

O que está em jogo? Rússia é acusada de tentar roubar dados de pesquisas de 3 países, alvos são estudos de vacinas contra covid-19

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá emitiram um comunicado conjunto acusando a Rússia de tentar invadir os bancos de dados de pesquisas sobre a covid-19. Os alvos seriam exatamente as descobertas sobre vacinas.

PUBLICIDADE

Dominic Raab, chefe de diplomacia do Reino Unido, foi ainda além e declarou hoje, domingo (19), que está “absolutamente seguro” de que o ataque foi cometido pelo grupo de hackers russo. O grupo apontado se chama “Cozy Bear”, ou APT29.

O mesmo grupo foi apontado, pela inteligência americana, como responsável pelo ataque ao Partido Democrata nas eleições de 2016 no país.

PUBLICIDADE

O comunicado aponta que os 3 países têm sofrido constantes tentativas de ataque e quebra de segurança. O alvo demostra que não são ataques aleatórios, sendo sempre os resultados de pesquisas para desenvolvimento da vacina.

Os três países possuem pesquisas avançadas na busca por uma vacina. A Rússia também desenvolve sua vacina e está em estágio avançado em algumas delas. São mais de 20 pesquisas russas, mas apenas duas estão em fase de teste.

PUBLICIDADE

Sobre os ataques, as autoridades russas negam qualquer envolvimento. O embaixador do país em Londres chegou a declarar que ouviu falar sobre os ataques pela mídia e que não existe nenhuma importância em relação a eles. “Não acredito nessa história”, declarou Andrei Kelin.

A relação diplomática entre Reino Unido, Estados Unidos e Canadá e a Rússia não vai bem, diante da opinião pública. Além da Rússia, China também já foi acusada de tentar roubar dados, mas negou.

Os países protagonizam uma disputa para ver quem descobre primeiro a vacina. Credibilidade internacional, confiança e dinheiro estão em jogo ao longo da corrida.

PUBLICIDADE

Escrito por Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.