in , ,

OMS alerta sobre vírus com potencial pandêmico identificado no Brasil

De acordo com a OMS, foi descoberto um caso no Brasil de uma nova doença que tem potencial para causa mais uma pandemia. A Organização Mundial da Saúde revelou em seu site sobre a recente descoberta.

PUBLICIDADE

O vírus identificado chama-se (H1N2)v e é uma variante do vírus da influenza. O caso que foi detectado no país relatou uma paciente com infecção respiratória.

Felizmente, a mulher que contraiu o vírus já se recuperou do mesmo. A jovem tem 22 anos de idade e mora no Paraná. Apesar da mesma estar melhor e ter se recuperado da doença, o caso foi reportado à OMS.

PUBLICIDADE

A Organização monitora esse vírus para obter controle sobre sua disseminação entre os países, já que o mesmo tem o potencial de causar uma nova pandemia. Além disso, o (H1N2)v pode sofrer uma mutação, assim como o novo coronavírus, e ser de fácil transmissão para os seres humanos.

A boa notícia é que ainda não tem estudos que comprovem em evidências científicas que o vírus é transmitido por contato pessoal.O professor da USP de virologia, Eurico Arruda, relatou o quão importante é o monitoramento do vírus e explicou que o mesmo “pulou” diretamente dos animais para nós, os humanos, bem como o novo coronavírus:

PUBLICIDADE

“Mas os vírus mudam, como o Sars-CoV-2 nos mostrou, e precisamos estar vigilantes e nos antecipar.”

Até o momento, são conhecidos 26 casos do vírus de influenza A (H1N2)v em todo o globo. Apesar do assunto ser bastante repercutido no momento, decorrente da pandemia do novo coronavírus, os casos deste vírus (H1N2) já são reportados desde o ano de 2005.

Entre os casos descobertos, dois deles foram registrados no Brasil, sendo o mais recente na sexta-feira, dia 10 de julho. Todos os casos foram causados pelo paciente ter o contato direto com o animal, no caso, o porco. A maioria das infecções foi de doença branda.

A mulher que contraiu o vírus no Brasil também teve o contato com o animal, já que ela trabalhava em um matadouro de porcos.

PUBLICIDADE

Escrito por Millena Carvalho

Estudante de Letras, apaixonada pela vida e pela arte. Comprometida com a seriedade em repassar informações verídicas e que enriqueça o conhecimento de nossos leitores.