in

Por que a África do Sul tem proibido a venda de bebidas alcoólicas durante a pandemia de covid-19?

Duas coisas aparentemente desconectadas estão resultando em muito debate na África do Sul: o presidente do país, Cyril Ramaphosa, tomou a decisão radical de proibir a venda de bebidas alcoólicas em todo o território. O motivo é simples: desafogo dos hospitais.

PUBLICIDADE

A decisão tem criado uma espécie de racha entre a comunidade médica do país e os comerciantes locais, que claramente tem objetivos opostos em relação a decisão. Médicos apontam que a proibição tem diminuído o número de emergências.

Essa é exatamente a motivação apontada pelo governo para a decisão polêmica. O governo aponta que a venda de bebidas alcoólicas tem aumentado a procura por hospitais por pessoas que exageram na bebida e acabam se envolvendo em problemas.

PUBLICIDADE

Desde acidentes de trânsito, quedas e brigas violentas, os médicos alegam que precisavam atender casos que poderiam ser evitados em vez de dar atenção aos pacientes da covid-19. A África do Sul é o país com o sexto maior número de casos do mundo.A determinação já havia sido adotada anteriormente, mas foi suspensa. No entanto, durante o período em que foi suspensa, os hospitais registraram um aumento do número de atendimentos a pacientes por motivos associados ao excesso de bebidas alcoólicas.

Assim, o governo determinou que a medida voltasse a vigorar. Para comerciantes, a medida impõe uma dificuldade para que pequenos empresários mantenham as portas abertas durante a pandemia, o que pode afetar as taxas de desemprego e agravar a crise econômica.

PUBLICIDADE

O Conselho Nacional de Vendedores de Álcool  da Africa do Sul aponta que pelo menos 44,5 mil pequenos comerciantes vão precisar fechar as portas graças a determinação do governo.

Enquanto isso, o Ministério da Saúde do país demostra preocupação com altos índices de consumo de bebida alcoólica que vem sendo exposta durante a pandemia. Apesar disso, o governo não sinalizou uma volta a suspensão da medida até agora.

PUBLICIDADE

Escrito por Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.