in

Prefeitura anuncia que segundo hotel será arrendado para receber pessoas em situação de rua

O prefeito Rodrigo Neves anunciou, em live realizada nas redes sociais, que a prefeitura vai disponibilizar outro hotel para receber a população de rua. A medida foi pensada como forma de viabilizar o cumprimento do isolamento social para pessoas em situação de rua. Essa não é a primeira vez que a prefeitura faz isso.

Em abril, a Prefeitura já havia disponibilizado 70 vagas para receber cidadãos em situação de rua, no centro. A iniciativa prevê segurança e conforto para que essas pessoas possam também cumprir as medidas de isolamento social e ter acesso a saúde. Para ter acesso aos quartos, é preciso cumprir alguns requisitos que incluem a assinatura de um termo de compromisso.

A iniciativa oferece refeições diárias e acompanhamento das secretarias de assistência social e de saúde. As ações para conscientizar a população em situação de rua foram intensificada desde de o começo da pandemia e tem acontecido em todos os bairros da cidade. As ações tem a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos como principal coordenadora.

Após as abordagens feitas na rua, se o indivíduo tiver interesse em se transferir para um dos quartos do hotel, é preciso participar de um atendimento social no Centro Pop (Centro de Referência a População em Situação de Rua), que esta responsável por regular as vagas e prestar o primeiro acolhimento.

A população pode desempenhar um papel fundamental nesse trabalho também. A prefeitura pede que o número 153 seja usado no combate ao coronavírus. Isso significa que a população pode usar o telefone para informar a localização de pessoas em situação de rua e dar a chance dessa pessoa ser transferida para um dos hotéis. É importante ressaltar que a transferência para o hotel é voluntária, não existe nenhuma lei que torne essa transferência compulsória. Isso significa que se a pessoa desejar permanecer nas ruas, ela tem o direito de tomar essa escolha.

Niterói segue anunciando medidas de combate ao coronavírus

A prefeitura de Niterói segue anunciando medidas para diminuir os efeitos do coronavírus e controlar a curva de contágio. A cidade já superou o número de 4 mil infectados, mas também possui um positivo número de 75% de recuperação. As medidas sociais não param e novidades foram anunciadas pelo portal da prefeitura sobre o vírus.

Uma das medidas foi a extensão do auxílio emergencial para famílias de baixa renda, assim como MEIs, até o mês de dezembro deste ano. A prefeitura entende que mesmo com a reabertura do comércio, a “normalidade” vai demorar mais tempo para ser atingida. Outras ações para mitigar os efeitos econômicos da pandemia também estão sendo feitas, como o programa “Taxista Amigo”, que prevê o pagamento de R$500 por três meses a taxistas e motoristas e auxiliares de transporte escolar, que estejam regularmente Subsecretaria Municipal de Transportes.

Os comerciantes de Niterói também tem a opção de abrir sites de e-comerce em uma plataforma gratuita criada pela prefeitura. A prefeitura também disponibilizou o “Centro Quarentena”, que é um espaço voltado para o acolhimento de pessoas que testam positivo para o vírus mas não podem cumprir isolamento em casa por algum motivo. Especialmente para famílias muito numerosas em casas pequenas, onde o distanciamento não é possível, o centro se torna uma opção.

As medidas também não estão restritas apenas as áreas da saúde e economia, a prefeitura tem estendido ações para atender também a população em cultura e lazer. Na última semana, a prefeitura anunciou a abertura de um cinema drive-in, que será instalado no Caminho Niemeyer. Além disso, a página da Cultura Niterói tem promovido diversos eventos em regime virtual como opção de atividades para a população. O serviço funciona também como alternativa para artistas locais que sofreram com as agendas canceladas e, consequentemente, estão sem fonte de renda.

Escrito por Roberta M

Escrevo notícias cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo, notícias de curiosidades, interessantes e cobertura dos famosos.