in

Quem já teve coronavírus, está imune à doença ou pode se infectar novamente?

Sobre o novo coronavírus ainda existem muitas dúvidas, pois o vírus que se tornou a pior pandemia de todos os tempos, além de ser extremamente contagioso e letal, ainda não é totalmente conhecido, por isso, os cientistas se desdobram estudando o perfil e dinâmica da covid-19.

PUBLICIDADE

Uma das maiores dúvidas é sobre a imunidade em relação às pessoas que já contraíram a doença, afinal elas podem se infectar novamente com o novo coronavírus? Então, um grupo de pesquisadores fez um novo estudo com pessoas que tiveram e se recuperaram da Covid-19 e chegaram à conclusão de que a imunidade ao novo coronavírus tem curta duração.

De acordo com os cientistas do King’s College em Londres, 96 pessoas participaram da pesquisa, todas elas, logo após se recuperarem da covid-19, apresentaram imunidade contra o vírus, mas com o passar do tempo os níveis de neutralização ao vírus começaram a diminuir.

PUBLICIDADE

Sars CoV-2 o novo coronavrus causador da Covid-19 Foto Mayo Clinic

Quanto tempo dura a imunidade?

Nosso sistema imunológico tem memória como a nossa, assim ele se lembra de algumas doenças e se esquece de outras, como por exemplo o sarampo que é extremamente memorável, basta um único contato e a pessoa já adquire imunidade. Outras são esquecidas como a influenza, que a cada ano, todos precisam de uma nova dose da vacina.

PUBLICIDADE

Quanto ao novo coronavírus, ainda é cedo para saber quanto dura de fato a imunidade. O professor do curso de medicina da renomada University de East Anglia, Dr. Paul Hunter, disse que já é quase certo que nenhuma pessoa terá imunidade contra a covid-19 pra vida toda, e agora a questão nem é mais se teremos imunidade, o problema é descobrir por quanto tempo teremos mesmo após ser infectado pelo vírus.

 

PUBLICIDADE

Escrito por Millena Carvalho

Estudante de Letras, apaixonada pela vida e pela arte. Comprometida com a seriedade em repassar informações verídicas e que enriqueça o conhecimento de nossos leitores.