in

Vacina brasileira contra a Covid-19 é em spray e poderá salvar o país de empresas estrangeiras

Há notícias de que nos próximos meses uma vacina contra o coronavírus estará sendo disponibilizada para aplicação em massa, algumas inclusive estão sendo testadas aqui no Brasil, mas são de empresas estrangeiras.

PUBLICIDADE

Mas um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina e Ciências Farmacêuticas da USP – Universidade de São Paulo, está desenvolvendo uma vacina brasileira que poderá revolucionar o mercado.

Essa vacina é em formato de spray nasal e poderá proteger as pessoas contra a Covid-19. A USP tem uma parceria com o InCor – Instituto do Coração, e os últimos resultados foram positivos.

PUBLICIDADE

Outra grande vantagem desta vacina da USP é que o Brasil não ficará tão dependente de empresas estrangeiras para imunizar sua população. Se tudo continuar saindo conforme o planejado, em 2021 esta vacina brasileira poderá ficar disponível.

A vantagem da vacina brasileira em relação à que foi desenvolvida pela Universidade de Oxford e até mesmo a do laboratório chinês Sinovac, é que o medicamento nacional é bem mais fácil de ser aplicado, além de oferecer uma ação mais rápida.

PUBLICIDADE

Marco Antônio Stephano, professor na USP, explicou que a vacina por spray nasal consegue gerar até dois tipos de anticorpos, uma vantagem em relação à vacina por injeção.

O especialista disse ainda que esta vacina brasileira chega não só às vias aéreas, como também aos pulmões e isso faz com que o sistema imunológico comece a agir ainda no início da infecção.

A expectativa é que a vacina brasileira seja concluída no segundo semestre do ano que vem e será administrada em quatro doses, sendo duas em cada narina, tendo um intervalo de alguns dias entre a primeira e a segunda aplicação.

 

Via: exame.com

PUBLICIDADE

Escrito por Russel Morais

Aqui você encontra as últimas notícias sobre famosos, novelas, reality, televisão e muito mais. Tem sempre uma matéria nova para você conferir e ficar por dentro de tudo.