Uma baleia, da espécie Fin, foi finalmente devolvida ao mar depois de horas de trabalho duro de um grupo de voluntários. O caso aconteceu em Barra de Santo Antônio, Alagoas, e levou 26 horas para que o desfecho acontecesse.
Logo que o animal foi localizado, na Praia do Carro Quebrado, um grupo de voluntários se reuniu para trabalhar na devolução do animal ao mar. Foram usados lençóis e baldes para manter a baleia úmida e impedir que a pele do animal escamasse.
Por se tratar de uma praia isolada, a opção mais viável para realizar o procedimento era esperar que a maré subisse e usar a própria força da água para devolver a baleia ao mar. Assim foi feito e o resultado foi exatamente o esperado!
De acordo com reportagens, o animal estava magro e apresentava escoriações pelo corpo. Se trata de uma espécie de oceano que não costuma ser vista próxima da costa, então os especialistas não tem certeza do que causou o encalhamento.
O grupo reuniu pessoas de diferentes instituições: Ibama, ICMBio, Marinha, Biota e também da prefeitura do município e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Alagoas. Infelizmente, o peso do animal não foi calculado, devido as circunstâncias.
O animal foi encontrado por moradores e logo teve início a mobilização de voluntários. Apesar de não ter tido o peso calculado, foi constatado que o bicho possui 13 metros de comprimento.
Assista aos vídeos:
Via: noticias.uol.com.br